-
Arquitetos: ATIES, SAI Architectural Design Office
- Área: 582 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Norihito Yamauchi
Descrição enviada pela equipe de projeto. KOKAGE é um projeto que propõe uma nova forma de assistência médica local e bem-estar comunitário na cidade de Kure, Japão, com um "sistema de troca onde todos podem se reunir facilmente" que transcende as barreiras sociais e é liderado por uma corporação médica com a filosofia de uma "sociedade de simbiose comunitária" permitindo que pessoas de todas as idades e de ambos os sexos vivam suas vidas como bem entenderem.
Este projeto, o primeiro do gênero, é um "centro médico" localizado na área central da cidade, cercado por equipamentos públicos como correios e hospitais, e a 5 minutos a pé da Estação JR Kure, onde o fluxo de pessoas é relativamente alto. Também era necessário ter uma instalação que pudesse fornecer tratamento de saúde mental e apoio aos jovens e suas famílias, veiculando informações e aberta à comunidade, incentivando várias formas de descanso e interação.
Inspirada na "cultura única de interagir nas ruas" de Kure, a arquitetura tece tridimensionalmente o espaço da rua, onde qualquer pessoa pode entrar e sair livremente da edificação. O objetivo é criar um espaço urbano onde os usuários possam descansar em um local natural e confortável, aumentando o grau de liberdade espacial.
A fim de criar o maior número possível de fluxos de pessoas diferentes, garantimos um espaço externo na frente do edifício e planejamos um layout que atraísse a rua para o interior do local. Além disso, a fim de criar um espaço aberto dentro do edifício, quatro lajes são conectadas por linhas de fluxo verticais, gerando um fluxo de pessoas até a cobertura e vice e versa. Uma laje treliçada é utilizada no nível mais alto e envolve esse espaço tridimensional com "sombra".
Essas quatro lajes, que têm funções sutilmente diferentes, como atividade, descanso, espera e encontro, podem ser usadas livremente por usuários das instalações médicas e por qualquer pessoa. Acreditamos que a criação de um ambiente o qual ajude a frear a recente queda na atividade física, impulsionada pelo desenvolvimento da Internet e pelo período de pandemia, é essencial para uma sociedade em que os futuros "cuidados médicos “Irão além do mero tratamento padrão incluindo também a relação entre as pessoas.